Imagem capa - Como escolher as fotos que irão para o meu álbum de casamento!? por Fernando Ramos - Fotografia
Casamentos

Como escolher as fotos que irão para o meu álbum de casamento!?

Olá noivinhas,

Você sabe como escolher as fotos que irão para o álbum de casamento ?

Neste artigo resolvi dar algumas dicas para auxiliar os casais que tem dificuldades em escolher as fotos que irão para o álbum de casamento.

Para alguns casais, selecionar cerca de 80 fotos para o álbum de casamento entre as muitas e lindas opções entregues, as vezes é mais difícil do que toda a fase de preparativos do casamento.

Após perceber uma certa dificuldade dos meus casais em escolher as fotos para o álbum, resolvi ajuda-los com a criação desse artigo. Após o casamento, o fornecedor envia as fotos para a noiva fazer a seleção para que ele monte o álbum. Quando o casal recebe os arquivos, eles tomam um grande susto ao verem aquela pastinha com mais de mil fotos para fazerem a seleção de cerca de 80 fotos para a montagem do álbum. Muitas noivas ficam perdidas na hora de começar a fazer a seleção, não imaginam nem por onde começar a escolher as fotos. Uma das grandes preocupações no início é de ter no álbum, fotos das pessoas que irão querer vê-lo, ai o casal acaba pensando em coisas como “não me senti tão bem nessa foto, mas vamos coloca-la pois tem o fulano, ciclano e beltrano também” e muitas vezes, o casal acaba separando muitas fotos que irão agradar aos outros.

A primeira dica e a mais valiosa é: O álbum do seu casamento se tornará a joia mais importante da sua família, ele não deve ser feito para agradar aos outros, ele deve ser feito para contar a história desse dia tão incrível, de guardar as memórias e as lembranças desse momento mágico, ele deve ser pensado para agradar ao casal, os filhos e para ser um marco atemporal da grande história de amor que começou naquele dia tão especial.


Uma ideia bacana para as fotos dos convidados que não estarão presentes no álbum é, seleciona-las, revelar essas fotos e enviar aos convidados junto de uma cartinha de agradecimento =)


Para a escolha das fotos, precisamos ter em mente de que o álbum do seu casamento não é apenas uma maneira de mostrar as fotos, ele é uma memória do seu casamento e o início de uma nova família. Imagine como você gostaria que fosse contada essa história, quem são os personagens mais importantes que não podem faltar de jeito nenhum nessa história narrada pelas fotografias. O álbum precisa ter início, meio e fim e contar toda a história do seu casamento.

Escolha todas, TODAS!!! As fotos que vocês mais gostaram, as fotos que vocês amaram. Montem uma pastinha separada e esqueça todas as outras. Isso irá facilitar na hora das escolhas das cerca de 80 fotos que irão para o álbum.



Após ter feito a escolha das fotos que vocês mais gostaram e separado nessa pasta, tente contar uma história desde o making of do casal até o final da festa. Neste momento de tentar criar a narrativa do seu álbum de casamento. Os casais percebem que muitas das fotos fazem parte do mesmo momento, neste caso, automaticamente algumas fotos já serão cortadas da escolha. Por exemplo, o álbum não precisa ter 03 fotos da entrada da noiva ou 03 fotos do momento do beijo, ele precisa ter a MELHOR foto do momento.

Uma ideia bem legal, é pensar no álbum dividido em 3 temas, uma sugestão bem legal é deixar 20% do álbum com fotos do making of, 30% do álbum com as fotos da cerimônia, 10% do álbum com as fotos do ensaio pós-casamento e 40% do álbum com as fotos da festa.

Vamos aos números, por exemplo, uma noiva contratou um álbum com 80 fotos. Pensando nas porcentagens acima, ela pode usar de 10 a 15 fotos para contar a história do making of, de 20 a 30 fotos para contar a história da cerimônia, de 8 a 10 fotos do ensaio pós- casamento e o restante com as fotos protocolares e da festa.

“ Mas Fernando, está impossível escolher apenas 80 fotos, nós gostamos de 120 fotos e não queremos deixar 40 fotos de fora do álbum, o que eu faço? ”. Não se preocupe, converse com seu fotógrafo e veja os valores para adicionar mais algumas páginas ao seu álbum =).




Algumas  idéias das fotos para escolher no seu álbum :


Uma lâmina de abertura deixará seu álbum mais lindo. Escolha uma foto bem legal para colocar na primeira página do seu livro, pode até ser a mesma imagem escolhida para a capa do álbum.



Fotos do making of são importantes para contar a história do seu dia. Você pode optar por adicionar fotos dos detalhes como por exemplo, o vestido, brincos, sapatos, buquê  e as fotos divertidas e espontâneas que rolaram durante o seu making of. 


Reservar uma lâmina para adicionar os retratos da noiva e do noivo dão um toque a mais no álbum.












As fotos da decoração são opcionais, eu particularmente gosto de separar 02 lâminas apenas para as fotos da decoração, uma lâmina para mostrar os detalhes da cerimônia e do salão e a outra para mostrar os detalhes da mesa do bolo.




Fotos da cerimônia não podem faltar. Fotos da entrada da noiva, fotos dos momentos, trocas de olhares, sorrisos, emoções são uma boa escolha para distribuir em algumas lâminas mostrando um pouco sobre como foi a cerimônia.


As fotos do ensaio após a cerimônia não podem faltar. Separe 1 á 3 lâminas para as fotos desse ensaio.






As fotos com os pais e padrinhos são imprescindíveis. Elas podem ser feitas em montante, com todos os casais de padrinhos juntos ou podem ser feitas na mesa do bolo com cada casal, essas fotos ficam á critério do casal e do tempo disponível para a realização das fotos.









Fotos espontâneas, de momentos e divertidas deixam a história do álbum mais interessante.


Por fim as fotos da festa, balada, gravata para finalizar o seu álbum. 




Gostaram desse artigo? Curtam, comentem e compartilhe com outras noivas para que elas leiam e quem sabe esse texto possa ajuda-las também =)
Comenta ai embaixo se vocês tem alguma outra ideia ou dicas de temas para os próximos artigos =)