Imagem capa - Principais frustrações das noivas com o fotógrafo do seu casamento. por Fernando Ramos - Fotografia
Casamentos

Principais frustrações das noivas com o fotógrafo do seu casamento.

Com base na minha experiência trabalhando com fotografia de casamentos desde 2015, resolvi escrever esse pequeno artigo sobre algumas das maiores frustrações mais comuns que alguns casais já tiveram. Essas frustrações foram relatadas em conversas com colegas do mercado de casamentos e comentário de noivas nos grupos do Facebook.

Um dos relatos mais comuns que escuto de muitos casais após receberem as suas fotos do casamento é :  Sempre sonhei em ter o Fulano como o fotógrafo do meu casamento, mas acabei contratando um outro fotógrafo, até gostei das fotos, porém....”
Com certeza, você já ouviu alguma amiga dizer essa frase, bem desse jeitinho. Pois é, basear as suas expectativas no trabalho de um outro profissional é a primeira frustração das noivas insatisfeitas. Entendam que nenhum artista irá fazer uma obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até terem as mesmas referências, estilos, porém o olhar de cada um deles depende muito das experiências pessoais e vivencias individuais. Muitas noivas desejam O FOTÓGRAFO para o seu grande sonho e o primeiro erro que elas cometem é de desejar um trabalho que elas se identificaram muito e acabam por contratar outro. Muitas das vezes essas decisões acabam sendo tomadas por conta de um orçamento inicial estar acima do que o casal pretende investir ou pelo fato do profissional não ter a data disponível. Batalhem para ter o profissional dos seus sonhos registrando esse momento tão sonhado por vocês, mesmo que o orçamento inicial seja um pouco mais alto do que vocês esperavam. Se o problema for o orçamento, tente ajusta-lo abrindo mão de algum item menos relevante ou tente negociar um parcelamento diferenciado com o profissional.


Outro relato bastante comum que escuto de noivas arrependidas é “ O fotógrafo que me atendeu e fechamos o contrato não estava presente no dia do casamento”

Essa frase é tão comum quanto a frase que eu citei anteriormente. Sim meus caros noivos, existem “Profissionais” que fazem isso e é muito ruim quando uma noiva conversa com o Fotógrafo X e no dia do evento ele manda um outro fotógrafo sem sequer dar uma satisfação. Todo aquele vínculo e a confiança criada com o profissional durante as reuniões vai por água abaixo. Não estabelecer claramente em contrato, quem serão as pessoas que realizarão a cobertura fotográfica do seu evento é um erro fatal, especialmente para casais que optam em contratar grandes empresas do setor. Normalmente essas empresas tem uma equipe de profissionais cadastrados e dependendo da disponibilidade, eles escolhem quais os profissionais que irão para os eventos.


Essa é a frase que eu escuto constantemente e tenho certeza que você conhece essa noiva ou é essa noiva frustrada rs. “Já faz 5 meses que eu casei e até agora não vi as fotos do meu casamento” ou a seguinte frase “Já faz mais de 01 ano que eu casei e até agora não recebi o álbum do meu casamento”.

O processo de pós-evento (edição, tratamento e finalização das imagens) dependendo do fluxo de trabalho e estilo do profissional pode levar até 60 horas. Essas 60 horas não são corridas, pois o fotógrafo tem todas as outras atividades semanais pertinentes ao seu trabalho para realizar. Uma dica valiosa, é acertar com o seu fotógrafo para que ele envie uma prévia do trabalho ao decorrer da semana, cerca de 10,20 ou 50 fotos. Períodos de até 60 dias uteis são perfeitamente aceitáveis para que o casal receba as fotos do casamento. Especifique em contrato os prazos máximos admitidos. 

Partindo para a segunda frase, muitos dos casais recebem as fotos e demoram para escolher as fotos que irão para o álbum. Vou dar uma dica muito valiosa para vocês, com certeza a dica mais valiosa desse post =)

Quer receber seu álbum o mais rápido possível? Peça para que o seu fotógrafo faça uma prévia do álbum mostrando como ele faria a narrativa da história do seu casamento. Eu sempre faço essa prévia e envio para os meus casais junto com as fotos do evento. 90% das vezes, o formato que eu elaboro o álbum acaba agradando aos meus casais. Normalmente, alguns casais pedem algumas modificações como a troca de algumas fotos, ou acrescentar algumas fotos que eles acham importantíssimas. Com a prévia do álbum fica mais fácil ter uma noção de como ele ficará quando for impresso e quais as fotos que vocês desejam inserir ou modificar no layout do projeto. Recomendo a leitura deste artigo que eu escrevi sobre COMO ESCOLHER AS FOTOS QUE IRÃO PARA O SEU ÁLBUM DE CASAMENTO.


Aposto que você não deseja ter essas frustrações com nenhum dos profissionais do seu evento, não é mesmo??? Pensando nisso, escrevi um texto aqui no blog com algumas dicas para que o seu grande dia seja perfeito, o título do texto é "VOU CASAR, E AGORA?". Creio que esses textos te ajudem a não passar por esses problemas que algumas noivas passam antes, durante ou após o seu grande dia. 

Se você Já passou por alguma dessas situações ou outras que não foram ditas nesse texto, comente aqui embaixo.