Imagem capa - Vou casar, e agora!? por Fernando Ramos - Fotografia
Casamentos

Vou casar, e agora!?


O grande dia pode ser o dia mais especial da sua vida ou o mais estressante. Para garantir que esse dia seja tranquilo e cheio de amor, criei esse post para te dar algumas dicas e comentar sobre alguns perrengues que algumas noivas já passaram, com base na minha experiência trabalhando como fotógrafo de casamento desde 2015.

Antes de entrarmos no primeiro tópico dessa pequena lista (pequena mesmo rs), quero que você se pergunte o seguinte : 

Eu sou uma noiva tranquila, organizada, tenho disponibilidade para passar horas buscando referências para o meu casamento mergulhada no Pinterest, fazendo cotações com diversos fornecedores, agendando reuniões e planilhando tudo isso!? Se sua resposta foi sim, parabéns. Saiba que muitas noivas não tem toda essa disponibilidade e acabam ficando perdidas sobre por qual passo começar a planejar o seu casamento.

Se sua resposta foi um Talvez ou até mesmo um não, fique tranquila. A primeira dica desse post é :



TENHA UMA BOA ASSESSORIA!

Isso mesmo, algumas Cerimonialistas, como são conhecidas, trabalham com planos para ajudar você a planejar o seu casamento desde o inicio, fornecendo uma assessoria completa para o seu grande dia.

Algumas noivas pensam que não é necessário ter uma assessora ( cerimonialista) para o seu grande dia, além dela organizar a fila dos padrinhos, ela será seu anjo da guarda no dia do seu evento, ela será responsável por fazer o seu evento acontecer da melhor maneira possível. Ela será seus olhos enquanto você se prepara para subir ao altar, ela é responsável por ter em mãos todos os contratos de todos os fornecedores e garantir que tudo que está no contrato esteja sendo executado.




AS FOTOS DO SEU CASAMENTO SÃO IMPORTANTES, POIS SERÃO AS MELHORES LEMBRANÇAS QUE VOCÊS TERÃO DESSE DIA TÃO ESPECIAL.

Muitas noivas deixam para contratar o fotógrafo do casamento por último. A escolha de um profissional vai muito além do preço. Uma das frases mais comuns que eu já escutei e escuto de algumas noivas é a seguinte : “ Sempre sonhei em ter o Fulano, como Fotógrafo do meu casamento, mas acabei contratando um outro profissional, até gostei das fotos, porém….” 

Com certeza você também já ouviu alguma amiga dizer essa frase, ela até gostou das fotos, mas não teve uma boa experiência com o fornecedor. Pois é, basear as suas expectativas no trabalho de um outro profissional é a primeira frustração das noivas insatisfeitas.

Entenda que nenhum artista irá fazer uma obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até terem as mesmas referências, estilos, porém o olhar de cada um deles depende muito das experiências pessoais e vivências individuais. Muitas noivas desejam O FOTÓGRAFO para o seu grande sonho e o primeiro erro que elas cometem é de desejar um trabalho que elas se identificaram muito e acabam por contratar outro. Muitas das vezes essas decisões acabam sendo tomadas por conta de um orçamento inicial estar acima do que o casal pretende investir ou pelo fato do casal deixar essa contratação por último e acaba que o profissional não tem mais a data disponível.

Garanta que seu fotógrafo tenha variados trabalhos e boas indicações, bons fotógrafos são concorridos. As vezes é preferível você optar por um pacote básico de um ótimo fotógrafo, do que não ter fotos ou acabar  tendo uma péssima experiência com as únicas lembranças do seu grande dia, por ter tido um fotógrafo que te ofereceu tudo por um preço pequeno. Como diz aquele velho ditado, muitas vezes o barato sai caro! Lembre-se que cursos de fotografia e equipamentos fotográficos de boa qualidade são caríssimos.

Batalhem para ter o profissional dos seus sonhos registrando esse momento tão sonhado por vocês, mesmo que o orçamento inicial seja um pouco mais alto do que vocês esperavam. Se o problema for o orçamento, tente ajustá-lo abrindo mão de algum item menos relevante ou tente negociar um parcelamento diferenciado com o profissional. Lembrem-se que ao final de tudo, a única lembrança que ficará de todo o seu casamento, serão as fotografias. Todo esse texto, também se aplica a filmagem do seu casamento.







O MENOS É MAIS

Todos nós queremos reduzir custos não é mesmo??

Uma das formas de reduzir os custos do seu evento, pode ser diminuindo a quantidade de itens a ser contratado e prezando pela qualidade. A redução de custos pode começar pela lista de convidados, muitas vezes convidamos pessoas por educação que não temos tanto contato, reduzindo a sua lista de convidados, automaticamente você reduz os custos com o buffet (pagará por um número menor de convidados), com os doces, com as lembrancinhas e até mesmo com a decoração.

Lembre-se que a alimentação é uma das coisas mais importantes para o dia do seu casamento, tanto para vocês quanto para os convidados. Não contrate um buffet sem antes fazer uma degustação do que é servido no seu cardápio. A alimentação normalmente é um dos fatores mais caros da festa. Quando eu mencionei acima em economizar com o buffet, você irá pagar por menos convidados. Priorize a qualidade do cardápio servido, pense, é melhor pegar um cardápio mais simples e de ótima qualidade do que um mais em conta e cheio de coisas ruins. 



UM BOM PLANEJAMENTO É A BASE DE TUDO

Planeje o seu casamento com antecedência, é ideal que comecem a se planejar o casamento com no mínimo 1 ano e meio de antecedência. Parece muito tempo não é mesmo?? Mas não é, esse período passa muito rápido, são muitas coisas para pesquisar, decidir o que entrará ou não nas contratações, reuniões com fornecedores, visitas, degustações,etc. A lista de tarefas para realizar um casamento é enorme,por isso, a ajuda de uma boa cerimonialista/ assessora de casamentos é muito importante.

Planejando com antecedência vocês ficam mais tranquilos para pensar em todos os detalhes.

Vale lembrar aqui, que quando o casamento acontecerá em igreja católica, é necessário fazer a reserva da data com 1 ano de antecedência. Após a reserva da data na igreja, começa a busca para encontrar um salão ideal, que tenha uma boa estrutura para que vocês possam recepcionar seus convidados. E pra finalizar, volto a dizer: Tenham uma boa cerimonialista/ Assessora de casamento.




Você acha que esse texto foi útil? Compartilha com a sua amiga que está planejando o casamento, para que ela possa ler e quem sabe evitar de cometer alguns imprevistos no seu planejamento.

Comenta aqui embaixo o que você achou desse texto.