Imagem capa - 03 DICAS ESSENCIAIS PARA ENSAIO DE GESTANTES por Fernando Ramos - Fotografia
GestantesEnsaios

03 DICAS ESSENCIAIS PARA ENSAIO DE GESTANTES

Neste post, irei abordar 03 dicas essenciais para vocês aproveitarem ao máximo o ensaio de gestantes.

Não se esqueçam de marcar as futuras mamães para que elas possam conferir essas dicas =)

O ensaio da gravidez é muito importante para os casais, pois esse é o momento que eles estão morrendo de amores por uma pessoinha que eles ainda nem conhecem, mas que já é muito querida por todos. E as vovós corujas então? Gente, essas são doidinhas pelas fotos das gravidinhas rs.

As mamães adoram fazer esses registros principalmente quando estão tendo essa experiência pela primeira vez, pois esse é um momento mágico e único que merece ser registrado. Além de que essa sessão de fotos, faz com que o casal se desconecte um pouco do caos do dia a dia e possam se curtir um pouco.

Então vamos as dicas =)

DICA 01 - O Período Ideal Para Realizar o Ensaio.

O período ideal para realizar o ensaio é normalmente entre 27 e 32 semanas de gestação (Entre o 7 e o começo do 8 mês de gestação), pois esse é um período onde as gestantes ainda tem disposição para fazerem uma sessão de fotos, pois elas ainda não sentem os desconfortos do final da gestação, como os inchaços e o cansaço decorrente ao peso da barriga. Outro ponto legal de fazer o ensaio nesse período, é de que a barriga já está quase no seu tamanho máximo.


Adriana com 30 semanas de gestação, a espera do pequeno Miguel.

Ensaio fotográfico realizado no Jardim Botânico de Jundiaí. Você pode acessar todas as fotos de ensaio para ver ele completo clicando AQUI!

DICA 02 - O Local (Onde Realizar o Ensaio?)

Todo lugar pode render boas fotos. Normalmente os casais optam por fazer o ensaio em um estúdio ou em algum lugar externo. Já pensaram em fazer o ensaio em sua própria casa? Sim, isso também é possível e pode render  ótimas fotos.

Quando o casal opta por fazer as fotos em um estúdio, é bacana que o casal visite previamente o local, conheça o fotógrafo e sua equipe, para que no dia do ensaio, você esteja minimamente familiarizada com aquele ambiente e se sinta mais à vontade. Outra opção muito procurada pelos casais, são os ensaios em ambientes externos. Se essa é sua opção, recomento fortemente que entrem em um consenso com seu fotógrafo para que vocês escolham uma "locação" que tenham um significado para vocês, que te tragam boas lembranças. Uma foto de vocês para os outros é apenas uma foto, mas para vocês, essa mesma foto tem toda uma história e um significado por trás.


Driely com 27 semanas. A Dri é professora de zumba e quando mais nova era bailarina. Essa foto tem muito significado pra ela e provavelmente terá muito mais significado pra pequena Helo que completou 01 aninho recentemente.

Para ver o ensaio completo da Driely, você pode clicar AQUI!

DICA 03 - Horário da Sessão de Fotos

Sobre os horários.....ah os horários do ensaio. Isso irá depender diretamente de onde o ensaio será realizado. Se for realizado em um estúdio, qualquer horário é bacana para fazer o ensaio, pois no estúdio, há um controle maior da luz. Agora se você optou por um ensaio externo, sinto lhe dizer que temos alguns horários "coringas" para fazermos o ensaio. Eu particularmente sou apaixonado por fotografar ensaios no final da tarde, pois o pôr-do-sol sempre rendem ótimas fotos e os casais amam. Os horários "coringas" como mencionei acima são :

- Entre 07 hrs e 09 hrs da manhã (Mas Fernando, por que tão cedo assim? Não podemos fazer das 09hrs ás 11 hrs?) Esse horário é o ideal para ensaios em locações externas, pois na maioria das vezes o clima está mais agradável, a gestante não sofrerá com aquele calor todo que faz próximo as 12 hrs. O Sol está começando a surgir e isso nos proporciona uma luz muito linda. Após as 09 hrs o sol já está começando a ficar mais forte e as gestantes acabam cansando mais rápido.


Lembram da Adriana que eu mencionei ali em cima, na dica 01? O ensaio de gestante dela foi feito no Jardim Botânico de Jundiaí as 08 hrs da manhã. Olha que luz maravilhosa no cabelo dela.

- Após as 15 hrs  (Mas Fernando, por que tão tarde assim? Não podemos fazer antes das 15 hrs?) Esse horário também é considerado como o ideal para ensaios em locações externas, muitos dos fotógrafos optam em fazer o ensaio esse horário por conta do pôr-do-sol. Normalmente após as 15 hrs o calor já não é tão intenso e o sol já está começando a ficar mais baixo, nos proporcionando uma luz melhor. O lado contra de fazer esse horário, é que dependendo da locação que o casal escolhe, o pôr-do-sol acaba não sendo tão visível por conta de onde o sol se põe, normalmente isso acontece quando o sol se põe atrás de árvores. Por isso é legal pensar bem na locação escolhida e no horário da sessão de fotos, para que vocês tenham fotos incríveis depois do ensaio.


Ensaio da Yume e do Daniel que estavam esperando o pequeno Davi.


DICA EXTRA! - Fotografia é no Papel

A comodidade da fotografia digital é incrível, você tem no seu celular uma infinidade de fotos e pode levá-las a qualquer lugar sem precisar carregar nenhum peso a mais, porém, essa comodidade não substitui o prazer de sentar em família num domingo após o almoço e folhear um álbum de fotos ou até mesmo ver aquelas fotos impressas que eu sei que vocês tem guardado em casa. Que coisa mais gostosa pegar as fotos de quando eramos crianças e ficarmos conversando e relembrando de momentos felizes não é mesmo?

Então, depois de registrar esse momento, não se esqueça de revelar as fotos ou até mesmo de fazer um lindo álbum e deixa-lo sempre ao alcance das mãos, para quando a saudade daquele barrigão bater, vocês possam recordar esses momentos, ou para mostrar para seu filho o quão amado e esperado ele foi =)


Gostaram dessas dicas? Comentem e compartilhem com as futuras mamãe =)
Aposto que elas irão amar ler essas dicas ♥

Aaaaah!!!! E antes que eu me esqueça! Quer receber um e-book contendo mais dicas para aproveitar melhor o seu ensaio de gestante?

Gostei, quero receber o e-book !!!

* indicates required